Projetos de instalação de apiários, análise de impacto ambiental, definição de pasto apícola conforme região, priorizando a produção de mel, própolis e pólen ecologicamente correto e lucrativo. Lembre-se: A qualidade do apiário é garantia de futuro!
Nas vésperas da florada;
Durante a colheita de mel;
No início do inverno (em regiões onde temos um inverno mais rigoroso).
Manejo das colmeias na safra
O manejo tem como principais objetivos: oferecer facilidade para a produção; garantir a presença de uma rainha em plena postura; controlar doenças e ataques de predadores; e fazer a colheita no momento certo, analisando a possibilidade de mais de uma colheita numa mesma florada.
Produção e introdução de rainhas
Se uma colmeia está sem a rainha, é possível criar uma nova a partir da colocação de um favo com ovos na colmeia. Esse método é conhecido como criação natural. É um processo eficiente, porém demorado. Considerando que a criação demora cerca de 16 dias, o voo nupcial ocorre até o nono dia de idade e as posturas começam após dois a quatro dias. Após um mês, as posturas poderão ser observadas, momento no qual uma florada poderá estar se encerrando.
A introdução de uma nova rainha, virgem ou já fecundada, é a solução mais rápida para garantir a imediata recuperação da colmeia. A rainha virgem pode ser produzida a partir do estímulo conhecido por orfanação. Em uma colmeia muito populosa, o apicultor deve retirar a rainha temporariamente, estimulando as operárias a construírem realeiras e criarem novas rainhas. Depois que estas realeiras são operculadas, contendo a pupa e o estoque de geleia real, elas podem ser retiradas e introduzidas em colmeias órfãs.